Segurança e Higiene no Trabalho

INTRODUÇÃO

A liderança é a temática de estudo mais investigada no âmbito do comportamento e da teoria organizacional e há muito que suscita interesse entre académicos. O número de publicações e o interesse que tem vindo a despertar tornam o estudo desta área desafiante mas também exigente, sendo a liderança um tema clássico nos estudos sobre organizações e gestão. O tema atrai uma profunda atenção e é comum quando se fala em compreender a atuação humana numa grande variedade de áreas, “desde os grandes generais aos chefs culinários” (Cunha e Rego, 2005).

“Uma liderança forte, eficaz e visível é crucial para obter bons resultados em matéria de segurança e saúde no local de trabalho.”

O exemplo dos líderes e a participação dos trabalhadores é fundamental para melhorar a segurança nas organizações. O Líder deve ser ele próprio responsável pelo push a nível comportamental de todos os trabalhadores.

Questões relativas á liderança têm sido abordadas por vários autores (Jr., 2009); (Macedo, 2009) sobre a liderança e as organizações.

Na questão da comunicação é uma condição vital do ser humano, por isso ele está preparado para viver em sociedade, sem a aquisição de qualquer experiência. «Há, por isso, uma autêntica competência comunicacional, entendida, de maneira positiva, como efeito ou resultado da experiência, como capacidade para expressar e compreender (…).» (Rodrigues, 2011).

A identidade do sujeito é influenciada pela comunicação com o outro, pela sua relação. A forma como a identidade do eu se constrói através desta relação direciona a maneira como, em grupo, as pessoas pensarão e agirão, permitindo encontrar o papel de cada um no grupo, modelando a sua identidade.

Objeto de estudo da presente investigação incide sobre a liderança no contexto organizacional das empresas, apesar de existirem muitos estudos referentes ao tema, consideramos que nesta perspetiva em que estamos focados não está muito investigado.

Tendo em conta o que foi dito, partimos para a investigação que serviu de fio condutor para a problemática em estudo.

Qual o impacto da liderança na segurança no trabalho, será o líder uma peça fundamental para a redução de acidentes?